4 mitos e verdades sobre BPA

O BPA é um composto rodeado de dúvidas. Acesse nosso conteúdo e entenda melhor sobre ele.

Conheça o que você precisa saber sobre o BPA para entender a influência deste composto em utensílios plásticos.

Com a agilidade do mundo e da tecnologia, existem diversos produtos com uma série de compostos químicos que não imaginamos nem existir. Mas, se você é pai ou mãe, provavelmente já se deparou com a expressão BPA.

O Bisfenol A é um composto geralmente associado aos potenciais malefícios que traz à saúde. Entretanto, para entender de fato o que é BPA, é importante desmistificar alguns pontos sobre ele.

Por isso, preparamos esse conteúdo para te explicar o que é, por que faz mal, quais as verdades e quais os mitos sobre o BPA. Leia até o final para entender o que precisa saber sobre essa substância.

O que é BPA?

O BPA, que também é conhecido por outros nomes, como Bisfenol A; 2,2-bis(4-hidroxifenil) propano; ou p-isopropilenodifenol, de fórmula química C15H16O2, é um composto orgânico sintético que costuma ser utilizado para a produção de policarbonato,  vernizes de embalagens metálicas, garrafões de água mineral e outras embalagens.

Por ser um material com boa resistência térmica, ele era muito utilizado para mamadeiras e copos infantis. Entretanto, alguns estudos duvidaram da sua segurança, como é o caso deste publicado no site da PubMed

De acordo com ele, o BPA demonstra desempenhar um papel na patogênese de uma série de distúrbios endócrinos, como infertilidade feminina e masculina, puberdade precoce, tumores dependentes de hormônios e outros distúrbios metabólicos.

Porém, cabe destacar que o estudo citado anteriormente mostra que o BPA é metabolizado no fígado para formar o Bisfenol A glicuronídeo e, principalmente nesta forma, é excretado pela urina.

A ANVISA optou por proibir a utilização da produção de mamadeiras no Brasil. Em outros tipos de produtos, foram delimitados os níveis aceitáveis.

No mundo dos produtos infantis, por exemplo, é super comum vermos escrito “BPA Free” ou “Livre de BPA”. Alguns fabricantes prezam por essa eliminação para garantir produtos mais seguros aos pequenos. 

Confira também: Acendedor para fogão: 7 motivos para ter o seu

4 mitos e verdades sobre BPA

Você já deve ter ouvido muitas coisas sobre o BPA, mas é provável que nem todas sejam verdadeiras.

Em um mundo de informações aceleradas, é preciso utilizar de fontes confiáveis para entender sobre o tema. Então confira agora alguns mitos e verdades. 

1 - O BPA é maléfico à saúde?

Não se há plena convicção, mas é melhor evitar.

Algumas pessoas acreditam que o BPA é prejudicial à saúde, podendo levar a problemas como o desregulamento dos hormônios no organismo. Isso, inclusive, já foi mencionado em alguns estudos científicos, como o citado acima.

Embora os níveis de exposição ao BPA quando este é ingerido por meio do contato com itens de plástico sejam bem pequenos, além do fato de que ele é excretado pela urina, o melhor é evitar qualquer tipo de contato.

2 - Os órgãos internacionais são opostos ao BPA?

Mito.

Quando a polêmica teve um aumento de proporção, a discussão foi levada para diferentes países. Assim, órgãos reguladores supranacionais tiveram que dar seu posicionamento.

A Organização Mundial da Saúde, por exemplo, reuniu especialistas da área para conversar sobre a pauta e, como conclusão, o composto não foi proibido, mas considerado seguro em doses baixas.  

Inclusive, é por isso que países como o Brasil delimitam o nível de porcentagem que pode haver do BPA em determinadas embalagens, como no revestimento de latas, por exemplo.

3 - Todas as embalagens plásticas possuem Bisfenol A?

Mito.

Como já falamos, existem produtos que não levam nenhum resquício de BPA em sua composição.

Para identificar se o produto possui, basta olhar o rótulo, onde você encontrará informações como “livre de BPA” ou “BPA free”. Caso contrário, pode ser que aquele produto tenha BPA em sua composição, ainda que dentro das determinações legais.

4 - Todos os produtos da Naxos são livres de BPA?

Verdade – e este é um que temos ainda mais prazer em confirmar.

Ainda que saibamos que a legislação autoriza o uso do BPA em níveis previamente determinados, a Naxos optou por não usá-lo em nenhum de seus produtos. O mesmo, inclusive, acontece com os metais pesados, que não aparecem na composição de nossos produtos.

Por isso, ao comprar qualquer produto da Naxos, sejam eles voltados ao uso infantil ou adulto, fique tranquilo, pois ele é totalmente seguro para você e sua família.

Sempre que possível, preze por produtos BPA Free!

caneca-escolar-naxos.jpg

Por sermos uma indústria que atua no segmento de plásticos, entendemos que estes esclarecimentos são fundamentais para que possamos construir uma parceira ainda mais transparente e próxima com você e cada um de nossos clientes.

A Naxos é uma indústria focada na funcionalidade e design de itens e utensílios domésticos, mas que de forma alguma deixa a segurança de lado, pelo contrário. Por isso, eliminamos totalmente o BPA e os metais pesados de todos os nossos produtos.

Isso significa que você pode ficar tranquilo ao garantir itens como a nossa Caneca Escolar, que traz aquela nostalgia da nossa infância – mas sem o BPA, que eventualmente poderia estar na fórmula daquelas antigas canecas de plástico que usávamos na escola e em casa.

A caneca escolar foi desenvolvida especialmente para o uso das crianças e possui um design anatômico com borda elevada na boca, dando mais conforto a criança. Além disso, ela está disponível em 7 lindas cores.

Esperamos que você tenha tirado suas dúvidas em relação ao BPA e que tenha ficado claro que prezamos pelo BPA Free aqui na Naxos, o que nos coloca em uma posição de ainda maior respeito e proximidade com você, nosso cliente e parceiro. Até a próxima!