Como arrumar a cozinha: 15 dicas para o lar

Quer saber como arrumar a cozinha para aproveitar o espaço da melhor maneira possível? Então acesse e confira!

Saber como arrumar cozinha é fundamental tanto no quesito funcional quanto na aparência do ambiente.

Como arrumar a cozinha? Esta é uma pergunta muito comum em qualquer casa, já que o cômodo costuma ser um dos mais propícios para a desorganização, por mais que haja esforço para evitar que isso aconteça.

Se isso também acontece com você, fique tranquilo, pois não é o fim do mundo. Uma pesquisa da OnePoll e da ClosetMaid, feita com 2 mil pessoas que moram nos Estados Unidos, mostrou que 8 em cada 10 possuem pelo menos um “buraco negro da limpeza” em casa, ou seja, um local que parece impossível de ficar arrumado.

88% admitiram ter uma “gaveta da bagunça” em casa, sendo que as mais bagunçadas podem ser encontradas justamente na cozinha (37%).

Saindo do estatístico e indo para o empírico, realmente é muito comum se perguntar sobre como arrumar minha cozinha — e provavelmente a sua também. Afinal, é só usar um prato ou um copo que o local já parece desorganizado.

Para te ajudar com esta missão, separamos este conteúdo em duas partes: o que fazer para arrumar a cozinha e o que fazer para mantê-la arrumada. Assim, seus desafios com este ambiente tão agradável tendem a se tornar muito mais tranquilos!

Como arrumar a cozinha em 8 passos simples?

Pode ser um pouco mais complicado no início, mas basta praticar que, com o tempo, as atividades ficarão bem tranquilas!

 

  1. Comece lavando as louças. Quem nunca percebeu o potencial de bagunça que vem de uma pia cheia de louças sujas? Por isso, o primeiro passo é lavar as louças que estão ali, o que já aliviará a organização do ambiente como um todo.
  2. Para ganhar tempo, recorra a um escorredor de louças. Há quem goste e há quem não seja um grande fã dos escorredores, mas fato é que eles são muito úteis. Depois que a louça estiver limpa, é só deixar escorrendo enquanto faz as outras coisas.
  3. Se o fogão ou cooktop estiver sujo, limpe-o. De fato, uma das etapas menos agradáveis quando pensamos em como arrumar a cozinha é a limpeza do fogão, mas ela é necessária de vez em quando — felizmente não é a cada alimento preparado. Use sempre produtos adequados para o material do seu fogão ou cooktop para evitar riscar e danificar sua superfície.
  4. Varra ou aspire o chão. Por mais cuidado que se tome na hora de preparar alimentos, é comum que alguns grãos e pedacinhos caiam no chão. Então, prepare a vassoura e recolha-os. Se tiver um aspirador de pó, melhor ainda.
  5. Passe um pano com um produto de limpeza. De acordo com o tipo de piso da sua casa, limpe o chão para tirar resquícios de gordura e outras sujeiras. Também costuma ser trabalhoso, mas vai valer a pena.
  6. Retire e jogue o lixo. Por fim, jogue todo o lixo fora e recolha o saco na lixeira, no balde de lixo ou onde costuma fazê-lo.
  7. Termine de secar as louças. Depois de fazer tudo isso, boa parte da água das louças já terá escorrido. Então, é só terminar o serviço com um pano de prato.
  8. Lave a pia e a bancada. Por fim, recorra a um produto de limpeza que seja adequado para os materiais da sua pia e bancada e lave-as também. Tudo ficará um brinco!

 

 

 

Como manter a cozinha organizada em outros 7 passos?

Depois de conferir nossas dicas sobre como arrumar a cozinha, que tal conhecer outras que ajudam a entender o que fazer para mantê-la organizada e, assim, te dar menos trabalho quando precisar limpar de novo? Dá só uma olhada:

 

  1. Guarde cada utensílio e louça em seu devido lugar. Às vezes, na correria dos dias, acabamos misturando as gavetas e prateleiras com itens que não ajudam na otimização do espaço e da organização. Por isso, policie-se para destinar tudo em seu devido lugar.
  2. Deixe os itens que mais usa com acesso mais fácil. Sabe aqueles pratos que você sempre usa ou aqueles copos que gosta de tomar suco pela manhã? Então, esses itens devem estar mais próximos e de fácil acesso, enquanto as louças e objetos que são pouco utilizados devem ser destinados a armários, portas e gavetas mais afastadas.
  3. Depois de sujar as louças, mesmo que sejam poucas, já lave-as. Um dos maiores problemas das pias repletas de louças é justamente a quantidade de itens que ficam ali. Se você for lavando aos poucos, conforme termina de usar, o trabalho será menor.
  4. Invista em bons utensílios de cozinha. Nem sempre pensamos nisso, mas um grande trabalho que temos na cozinha é quando algo que usamos quebra ou deixa de funcionar adequadamente. Ao investir em itens de boa qualidade, as reposições serão bem mais raras.
  5. Quando possível, utilize menos panelas, talheres e pratos. Na hora de preparar a comida, nem sempre é preciso usar várias colheres, por exemplo. Depois de usar uma, lave-a com detergente, enxágue e use-a novamente durante o preparo. Porém, sempre que levá-la à boca, lave bem para evitar que a comida estrague.
  6. Use ganchinhos na parte de cima das prateleiras das xícaras para otimizar o espaço. Essa é para quem quer saber como organizar copos e xícaras no armário. Sabe aqueles ganchinhos usados para prender varais? Eles podem ser presos na parte superior das prateleiras do armário da cozinha para que as xícaras fiquem penduradas pela asa. Assim, você aproveita a parte de baixo para colocar pratos, copos e outros utensílios, praticamente dobrando o espaço disponível.
  7. Sempre que possível, evite deixar louças de um dia para o outro na pia. Por fim, essa não é tão simples, mas começar o dia e ver a pia repleta de louças pode parecer uma ode à desorganização. O que pode ajudar é já deixar a refeição da noite pronta em um recipiente ou prato. Assim, você só terá que lavar poucas louças bem rapidamente.

Leia também: 8 dicas de utilidades domésticas inovadoras para facilitar a sua vida

Arrumar a cozinha — e mantê-la arrumada — é fundamental para a organização da casa!

Seja buscando por dicas sobre como organizar armário de cozinha pequeno, como organizar a cozinha com pouco espaço ou como ter menos trabalho como um todo, preparamos este conteúdo para te ajudar com a sua rotina e esperamos que ele possa te proporcionar um ambiente mais confortável.

Como comentamos no início, as primeiras vezes tendem a ser mais trabalhosas, mas conforme o tempo passa, você verá que cada passo só tem a te ajudar. Assim, você otimiza sua rotina e pode gastar seu tempo fazendo coisas que gosta.

Depois de aprender nossas dicas, se você ficou em dúvida sobre onde comprar utensílios de qualidade, conte com a Naxos. Somos uma indústria de utilidades domésticas com mais de 65 anos de história e que visa proporcionar os melhores momentos em sua cozinha, agregando praticidade e facilidade ao seu dia.

E aí, gostou das nossas dicas sobre como arrumar a cozinha? Então compartilhe com seus amigos e familiares e ajude todos eles a otimizarem suas atividades neste cômodo tão especial!