Como saber se um utensílio doméstico feito de Silicone é Tóxico?

Neste post você vai aprender a identificar materiais produzidos com silicone que são seguros para sua saúde

Na busca por utensílios de cozinha práticos, versáteis e que não prejudicam as panelas, os utensílios domésticos em silicone se tornaram os queridinhos da vez, afinal, além de práticos ainda são muito resistentes e duráveis.

O que muita gente não sabe é que para garantir que toda sua família esteja segura, é crucial estar atento à qualidade desse material, pois o uso de silicone tóxico pode representar sérios riscos para a saúde. 

Mas como saber se um utensílio de silicone é tóxico? Neste post abordaremos dicas e maneiras para você identificar sinais de que um utensílio doméstico feito de silicone pode ser prejudicial. 

Saiba se um utensílio doméstico de silicone é tóxico

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) destaca a importância de testar a qualidade dos utensílios domésticos, especialmente aqueles feitos de silicone, pois isso pode ajudar a escolher o material que seja seguro para uso na cozinha. 

Um teste de odor, por exemplo, pode revelar se o silicone libera substâncias nocivas quando exposto ao calor. O silicone de boa qualidade não deve apresentar cheiros desagradáveis. 

Outro teste útil é a verificação da resistência à temperatura. O silicone apropriado para utensílios de cozinha deve suportar temperaturas elevadas sem deformações ou liberação de substâncias tóxicas. Portanto, ao submeter o utensílio a diferentes temperaturas, observe qualquer alteração em sua forma ou coloração.

Características comuns de silicone que é tóxico

O silicone de baixa qualidade pode ser identificado por características específicas, como:

  • textura do material: o silicone de boa qualidade é suave e flexível, enquanto o silicone tóxico pode apresentar rigidez e aspereza;
  • marcas ou rachaduras visíveis também são indicadores de má qualidade, afinal, o material de boa qualidade apresenta muita durabilidade. 

Caso você note algum desses sinais em um utensílio, é aconselhável evitar seu uso na cozinha.

Riscos para a saúde associados ao silicone tóxico

Já não é novidade para você que o silicone é muito utilizado na produção dos utensílios de cozinha por serem flexíveis, resistentes e antiaderentes (sem contar que não oferecem riscos para as panelas). 

 

Semelhante a borracha, o silicone é constituído por siloxanos, aditivos plastificantes e corantes que são usados para trazer flexibilidade, resistência e cor ao material.

Essas substâncias químicas podem ser transferidas para o alimento devido o uso do utensílio em alta temperatura ou a reutilização do mesmo por um prazo estendido além do recomendado. Esses riscos são consideráveis quando o fabricante não utiliza uma boa matéria-prima e não respeita o processo de fabricação.  

Leia também: Os benefícios dos utensílios de cozinha de silicone

 

Em resumo, podemos afirmar que a escolha de utensílios de silicone para a cozinha deve ser feita com cautela e a realização de testes simples em casa podem ajudar a identificar sinais de que o silicone é tóxico ou não. 

Portanto, optar por marcas confiáveis é um caminho mais seguro e eficaz para garantir que os produtos utilizados na sua casa não representam riscos à saúde da sua família.  

Não deixe de acompanhar o nosso blog para mais dicas como essas.