Tábua de corte: quais as melhores opções?

A tábua de corte é um elemento indispensável para o preparo de suas refeições. Quer saber quais são as melhores? Então acesse e descubra.

Saiba como escolher a tábua de corte ideal para suas necessidades, pensando também em sua durabilidade, segurança e eficiência para a cozinha.

Sabe qual é a semelhança entre uma carne de panela, um strogonoff de cogumelos, uma sopa de legumes e uma salada de frutas? Pode parecer estranho encontrar algo parecido, mas existe: todas as receitas precisam de uma boa tábua de corte para que fiquem tão saborosas quanto possível.

Existem alguns utensílios que são opcionais nas cozinhas, mas outros são praticamente insubstituíveis, e as tábuas de corte estão entre elas. Afinal, seja para salgados ou doces, receitas simples ou complexas, em casa e até mesmo nos restaurantes, ela costuma ser presença garantida.

Nos acompanhe na leitura para aprender mais sobre este utensílio, das vantagens que ele proporciona até os diferentes tipos que podem ser encontrados no mercado.

Quais são as vantagens de ter uma tábua de corte para cozinha?

Não é à toa que essa é quase uma unanimidade entre as cozinhas, o que fica claro ao analisarmos os benefícios que seu uso proporciona:

  • Segurança. O primeiro ponto não poderia ser diferente. Ao invés de se arriscar cortando em outras superfícies, as tábuas de corte são feitas especialmente para isso, o que evita que o alimento ou a faca deslizem e, consequentemente, causem acidentes.
  • Praticidade. Pegar, colocar sobre uma superfície e começar a cortar. O uso de uma tábua de carne e de corte de outros alimentos é tão simples quanto isso.
  • Controle e estabilidade. Seja você um cozinheiro experiente, um entusiasta ou alguém que só vai para a cozinha em último caso, a tábua permite que os cortes sejam feitos de maneira muito mais estável, levando seu controle a outro nível e, assim, resultando em preparos ainda melhores.
  • Higiene. Por ser bem fácil de limpar, as tábuas de corte são bastante higiênicas. Além disso, dependendo do material, é possível recorrer ao uso de alguns produtos de limpeza mais fortes que o detergente tradicional, o que realmente permite mantê-la nos trinques.
  • Excelente custo-benefício. Dados todos esses benefícios, chegamos à conclusão de que o custo-benefício de uma tábua de corte é muito bom, ou seja, vale super a pena colocá-la entre os utensílios de cozinha indispensáveis em seu lar.

Leia também: Como arrumar a cozinha: 15 dicas para o lar

Melhores materiais e tipos de tábua de corte

Embora a finalidade seja a mesma, há bastante variedade quando o assunto é tábua de cozinha. Uma grande diferença encontra-se nos materiais, e podemos destacar os seguintes entre os principais, já com dicas de limpeza mais apropriadas para cada opção:

Tábua de corte de madeira

Provavelmente, este é o tipo mais tradicional, encontrado desde casas de avós até nos presentes de casais que acabaram de se casar.

Alguns pontos de destaque ficam para a durabilidade deste tipo de tábua, que pode ser de muitos anos, desde que seja limpa e seca adequadamente. Ela também não costuma escorregar e nem estragar o corte das facas, além de oferecer “maciez” no corte.

Porém, em contrapartida, os movimentos da faca acabam por abrir sulcos na madeira que podem facilitar a concentração de microorganismos. Logo, sua indicação é mais para legumes, verduras e frutas, devendo-se evitar o corte de carne nas tábuas de madeira.

A lavagem pode ser feita com água e detergente e, para um nível ainda maior, pode ser usado vinagre ou limão para acabar com as bactérias, sempre acompanhado de uma boa secagem.

Tábua de corte de bambu

Embora o bambu se assemelhe à madeira (embora conceitualmente não seja, diga-se de passagem), este material apresenta algumas diferenças importantes, como a presença de um bactericida natural, o que torna as tábuas de corte de bambu muito mais higiênicas.

A durabilidade é muito grande, bem como a maciez e estabilidade. Também é importante destacar que o bambu não costuma fazer a faca perder o seu corte.

Por ter um bactericida natural, água e sabão são mais que suficientes.

Tábua de corte de mármore

O mármore é um elemento muito bonito, presente em uma série de cozinhas, além de também aparecer como material para a fabricação de tábuas de corte.

Como não poderia ser diferente com o mineral, a durabilidade dessa tábua é absurdamente grande — desde que se tome cuidado para não derrubá-la no chão, é claro. Porém, a superfície é escorregadia e pode prejudicar o nível de corte da faca com o passar do tempo.

Em relação à higiene, o mármore é uma boa escolha, pois o material não é um bom abrigo para bactérias e outros microorganismos.

Tábua de corte de vidro

As tábuas de corte de vidro conquistaram uma fatia significativa do mercado. Bonitas e elegantes, elas ainda contam com o destaque da variedade de cores e estampas, tendo em vista que é muito comum encontrar tábuas de vidro coloridas e com estampas, dada a translucidez do material.

Em contrapartida, esse tipo de tábua também costuma escorregar, mesmo que tenha pezinhos e suportes de silicone para reduzir o ocorrido. A higiene é um ponto positivo, já que o vidro não acumula bactérias, mas o corte da faca pode ser perdido com bastante facilidade.

Tábua de corte de plástico

Uma variação que também já conquistou um belo espaço entre as cozinhas é a tábua de corte de plástico, que é super macia, estável e simples de limpar, sem contar que o material não costuma prejudicar o corte da faca.

Se por um lado é possível encontrar algumas ranhuras causadas pelos cortes, por outro basta lavá-la bem com água e sabão e, em seguida, deixá-la de molho em uma solução com 1 litro de água e 1 colher de água sanitária. Para aumentar a mistura, basta seguir a mesma proporção.

Depois do molho, é só enxaguar e passar um pouco de vinagre para acabar com os resquícios da água sanitária.

Por ser leve, prática e muito barata, as tábuas de plástico consolidam-se entre as melhores opções para o corte de seus alimentos.

Qual é a melhor tábua de corte?

De fato, é difícil cravar um vencedor, pois isso depende das preferências de cada um. Quem gosta de mais estabilidade pode optar pelas de madeira, mas quem deseja uma limpeza mais simples também encontra as de bambu e vidro, por exemplo.

Uma alternativa que reúne vários benefícios é a tábua de plástico. Além de ser bem fininha e fácil de guardar, ela ainda é macia, estável e mantém o nível de corte da faca, sem contar que a limpeza é bastante simples.

tabua-de-corte-naxos.jpg

Se você deseja contar com uma belíssima tábua dessas em sua casa, conte com a tábua de corte de plástico da Naxos, livre de BPA e metais pesados, antibacteriana, com borda antiderrapante, uma abertura super prática para transferir os alimentos para o recipiente de preparo e 5 opções de cores. Aproveite e se apaixone!